O Município de Lagoa requalificou o antigo pavilhão “Amigos de Lagoa”, num investimento de cerca de 450 mil euros, dando-lhe uma nova vida. Trata-se de um pavilhão construído pela extinta Associação Amigos de Lagoa, que há vários anos se encontrava devoluto, e que passou para a responsabilidade do Município através de um protocolo de colaboração – por um prazo de 50 anos – celebrado entre o Município de Lagoa e o Centro Popular de Lagoa.
Com uma área de construção de 257,41 m2, o mesmo foi dotado de novas infraestruturas desde a eletricidade, iluminação, rede de abastecimento de água, telecomunicações, AVAC, AQS, climatização e segurança contra Incêndios. Para além das infraestruturas mencionadas, a empreitada incluiu a substituição do piso e da cobertura, tendo, também, dotado o edifício com vários sistemas amigos do ambiente, através de energias renováveis, painéis solares térmicos e bomba de calor.
Com esta requalificação o edifício passou a ter mais divisões, entre as quais a zona de circulação, uma receção, uma sala técnica (bastidor), uma sala técnica (AQS entre outros), dois balneários, ambos dotados de Instalação sanitária, instalação sanitária adaptada a mobilidade reduzida, algo que anteriormente não tinha, uma sala de arrumos e um recinto central para a atividade desportiva.
A requalificação deste edifício permite ao Município ter mais uma instalação desportiva, dando uma maior resposta as solicitações efetuadas pelas associações sedeadas no concelho. O mesmo irá, também, ser utilizado durante o dia pelo Centro Popular de Lagoa, com diversas atividades, entre elas a capoeira.
“O Concelho de Lagoa é reconhecido pelo forte investimento que faz na prática desportiva e pela qualidade das suas instalações. Investimos muito no desporto e na atividade física porque acreditamos nesta área como ferramenta para integração das nossas crianças e jovens, como veículo de combate ao sedentarismo e como promoção de hábitos de vida saudáveis”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.