Como já é do conhecimento público, Lagoa alcançou uma redução de cerca de 14% do volume de água fornecido pela Águas do Algarve, entre janeiro e dezembro de 2024, comparativamente ao volume fornecido no período de referência, tendo reduzido o consumo em 871 463 m3 de água.
Essa redução do consumo de água traduz-se numa poupança de cerca de meio milhão de euros na fatura de água comprada à Águas do Algarve, SA, tendo como valor de referência o preço praticado pela empresa, em 2024.
O Município de Lagoa considera que esta redução no consumo de água e, por consequência, na fatura da água do município e dos lagoenses, traduz o empenho que Lagoa teve para atingir e até ultrapassar a percentagem de redução imposta na Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2024 de 21 de junho.
Recorde-se que o Município de Lagoa destacou-se pelos resultados obtidos na poupança de água e pela taxa de implementação de medidas concretas para a redução no consumo da mesma. No relatório da AdA – Águas do Algarve sobre o fornecimento de água às entidades gestoras em “baixa” – foi possível verificar que o Município de Lagoa reduziu o consumo de água em 14%, de janeiro a dezembro de 2024, e atingiu uma taxa de 66% em medidas implementadas para a redução do consumo de água.
A Câmara Municipal de Lagoa agradece a todos os Lagoenses que contribuíram para os resultados obtidos e congratula-se com a eficácia das medidas implementadas para redução dos consumos, e relembra que estão em curso no concelho avultados investimentos em medidas estruturantes que vão tornar a gestão dos recursos hídricos e energéticos mais eficiente, sobretudo ao nível da renovação da rede de abastecimento, na requalificação do Reservatório das Sesmarias e da instalação de equipamentos para controlo da pressão e das perdas de água.