Sinopse: João Carlos Firmino Andrade de Carvalho é Professor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. É Investigador integrado do CLEPUL e colaborador do CIAC. É doutorado em Literatura Portuguesa Clássica pela Universidade do Algarve, mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e licenciado em Línguas e Literaturas Modernas por esta última Universidade. Foi diretor do Departamento de Letras Clássicas e Modernas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, entre 2000 e 2003. Publicou vários livros e possui numerosas publicações dispersas por diversas Revistas e Atas de Colóquios, nacionais e internacionais, sobre literatura e cultura portuguesas, teoria e crítica literárias, estudos comparados e retórica.
A palestra procura contribuir, neste Vº Centenário do nascimento de Camões, para a divulgação da obra épica camoniana junto do grande público, partindo-se, neste caso, da metáfora musical, para tentar explicar a complexidade desta epopeia da Idade Moderna tão cheia de contradições quanto de originalidade.
Esta palestra procura promover o livro e o gosto pela leitura bem como comemorar os 500 anos do Nascimento de Luís de Camões e a importância da obra e de Os Lusíadas para a literatura portuguesa.
A nossa literatura ainda fala ao coração dos portugueses? Vamos discutir este tema fascinante no dia 18 de outubro, na Biblioteca Municipal de Lagoa. Não perca a palestra Falar de Camões e d’Os Lusíadas interessa aos portugueses?. Reserve já esta data e participe na conversa sobre o maior clássico da literatura portuguesa! 📚✨