Em jeito de balanço, o CQ de Lagoa confirma que, no ano letivo passado, teve 636 inscritos, enquanto a média nacional foi de 502, encaminhou 522 pessoas para programas específicos após avaliação inicial (média nacional foi 468) e certificou com a escolaridade obrigatória 59 formandos, enquanto a média nacional foi de 48.
Foram três anos de crescimento acentuado, que justificam, só por si, a sua continuidade e consolidação como resposta formativa no concelho. Em 2021, o Centro arrancou com 117 inscritos, no ano seguinte teve 294, número que quase triplicou em 2023. Ao nível dos encaminhamentos, foram direcionados para o programa RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) ou para formação profissional lecionada por entidades parceiras 115, 276 e 522 pessoas, respetivamente no primeiro, segundo e terceiro anos de funcionamento do Centro. Certificados foram todos os que concluíram com sucesso o processo de RVCC e obtiveram a certificação de escolaridade obrigatória, num total de 31, 42 e 59 pessoas em cada um dos três anos letivos.
Neste período, o Centro Qualifica de Lagoa tem vindo a expandir a sua oferta formativa para se adaptar às necessidades do mercado de trabalho e às expectativas dos formandos, abrangendo hoje várias áreas do conhecimento e setores de atividade.
A oferta formativa foi realizada em formato de formações modulares certificadas, garantidas pela parceria com o IEFP, e incluiu cursos de Excel, Gestão do Tempo, Comunicação Interpessoal e Assertividade, Línguas Francesa e Inglesa de vários níveis, Português, Literacia Digital, Higiene e Segurança no Trabalho, Inteligência Emocional, Liderança e Motivação de Equipas, Primeiros Socorros e Técnicas de Procura de Emprego.
Em simultâneo, o Centro Qualifica deu também um contributo na formação e desenvolvimento das competências de 135 funcionários do Município de Lagoa, oferecendo certificação na escolaridade obrigatória e formações modulares certificadas adaptadas às suas necessidades.
Os Centros Qualifica são centros especializados em qualificação de adultos, que têm como objetivos:
Informar, orientar e encaminhar jovens e adultos que procuram uma formação escolar, profissional ou de dupla certificação e/ou visem uma integração qualificada no mercado de trabalho;
Completar a escolaridade ao nível do 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano, reconhecendo e valorizando as aprendizagens e as experiências adquiridas ao longo da vida, através do Processo RVCC;
Possibilitar o desenvolvimento de competências através de formação qualificada;
Consolidar uma rede de parcerias de modo a garantir a integração destas pessoas no sistema de ofertas disponíveis.
A qualificação e certificação na escolaridade obrigatória desempenham um papel crucial na melhoria das oportunidades de emprego e do desenvolvimento pessoal. Através dos serviços oferecidos pelo Centro Qualifica, os adultos têm oportunidade de validar as competências adquiridas ao longo da vida, promover a sua integração e/ou progressão no mercado de trabalho e contribuir para uma sociedade mais qualificada e competitiva.
Neste vídeo poderá ver a entrega dos diplomas aos últimos formandos, que aconteceu no passado mês de setembro.