Chico da Tina (ou Francisco da Concertina, Viana do Castelo, 1996) é um afamado artista e trovador português, que começou a ganhar nome e notoriedade nas ruas, quando surgia em festas e convívios sempre acompanhado pelo referido instrumento (concertina).
Em 2019, lançou o single “Põe-te Fino” no Youtube, um trap (com concertina e castanholas) incluído no EP “Trapalhadas”, que rapidamente se tornou viral e já alcançou quase dois milhões de visualizações.
Ainda no mesmo ano, Chico da Tina lança o álbum “Minho Trapstar”, um registo com músicas repletas de letras críticas e caricaturais que, aliadas à sua imagem, resultam numa combinação inédita entre o trap, a concertina e as gírias regionais, conjugando a tradição e a modernidade como poucos. “Minho Trapstar”, “Romarias” ou “Freicken”, são alguns dos temas incluídos neste trabalho.
O mais representativo e original trapstar português editou posteriormente temas como “Viana Vice City” (2020), “Todo o Dia” (Prod. Lincoln & XB$) e “F*CK FOREX (Prod. Sahbeats & Palma)” feat eddy0, já em 2021.
“E Agora Como É Que É”, o novo álbum de Chico da Tina, já está disponível nas lojas e em todas as plataformas digitais.